Invista no Ceará

Nos últimos anos, o Ceará tem feito grandes investimentos em tecnologia. A implantação do Cinturão Digital, com a distribuição de 14 mil km de fibra óptica, possibilitou o acesso à internet em todos os 184 municípios do estado. Fortaleza, por sua vez, consolidou-se como o segundo maior hub tecnológico do mundo. Atualmente com 12 cabos submarinos de fibra óptica conectados, fica atrás somente de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, que possui 13.

O  primeiro estado brasileiro a instalar parques para produção de energia eólica, há cerca de 20 anos.
Destaca-se, ainda, na produção de energia solar.

Os investimentos em infraestrutura, logística e tecnologia proporcionaram a formação de hubs marítimo, aéreo e tecnológico. Tais iniciativas têm atraído constantes investimentos de grandes conglomerados internacionais, sendo instalados data centers, além de centros de logística comercial e industrial. Exemplos disso são os investimentos de Portugal (comunidade com grandes relações comerciais), Coreia do Sul (através da CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém), Holanda (parceria do Porto do Pecém com o Porto de Roterdã e hub aéreo da KLM), França (hub aéreo da Air France), Alemanha (Enercon – Wobben, energia eólica e solar, e Fraport, concessionária que administra o Aeroporto de Fortaleza), Índia (Suzlon- energia eólica), China (indústria de medicamentos e intenção de investimentos em usina marítima de energia eólica offshore), Angola (Angola Cables, cabo submarino de internet e data center) e Espanha (hotéis e energia eólica).

As belas praias do Ceará geram oportunidades para o turismo e práticas econômicas relacionadas. Além disso, o estado aproveita seus recursos naturais de maneira consciente, sendo o  primeiro estado brasileiro a instalar parques para produção de energia eólica, há cerca de 20 anos. Destaca-se, ainda, na produção de energia solar, uma vez que as condições climáticas da região favorecem os dois tipos de matriz energética.

A localização estratégica e o dinamismo econômico estão fazendo do Ceará um destaque no Brasil com grande potencial para crescimento e atração de investimentos e parcerias internacionais.